segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vamos plantar?

O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA HORTA?

1. Um enxadão;
2. Uma enxada;
3. Um ancinho;
4. Uma pá;
5. Uma peneira;
6. Um regador;
7. Uma bota ou botina;
8. Calça comprida;
9. Camisa de manga comprida;
10. Chapéu de palha.


PREPARO DOS CANTEIROS

1. Fazer os canteiros com 1 metro de largura. O comprimento deverá ser feita na medida desejada;
2. Colocar em volta dos canteiros uma paredinha de tijolos de 20cm. Isto serve para semear e para ter canteiros em definitivo;
3. Semear as sementes, depois colocar em cima terra adubada, quando as sementes germinarem e as plantinhas tiverem com 5 ou 6 folinhas, transplantar para local definitivo. Sendo que o alface, almeirão ou chicória poderão ser com 4 folinhas. Se for o jiló ou a berinjela deverá ser retirada quando estiver com 5 ou 6 folinhas. Em torno de 45 dias. As covas deverão ter uma distância de uma para a outra de 0,80 cm a 1,00 m. As carreiras deverão ter a largura de 1,20 cm.

Obs: As covas deverão estar devidamente adubadas com esterco ou adubo.



COMO PLANTAR AIPIM

Cortar o caule ou rama em um comprimento de 20 cm e entre os olhinhos ou gema, picotar com a faca para sair a nódoa ou leite para que no lugar que foi picotado possa nascer a raiz. Deixar guardado o caule ou a rama em um lugar coberto de um dia para o outro, onde não pegue chuva. As covas deverão ser de 60 cm à 1 metro de carreira, colocando a rama no fundo da cova, sendo a cova com profundidade de 10 cm.


COMO PLANTAR BATATA DOCE E PLANTAS COM RAIZ

Plante batatas doces miúdas até que comece a dar mudas. Quando seus ramos alcançarem tamanho de, aproximadamente, trinta centímentros, retire e plante-as, assim, formarão várias mudas.
Sempre realize este procedimento, preferencialmente, em terra com morrinhos.


COMO PLANTAR BETERRABA

As sementes deverão ser colocadas dentro d'água de um dia para o outro, ou seja, de 12 a 14 horas. Deverão ser colocadas em terra adubada duas sementes em uma distância de 10 a 15 cm de uma para a outra.


COMO PLANTAR COUVE

Quando semeada que seja transplantada à uma distância de 80x80 cm em época de lua crescente ou cheia. As mudas de couve-mineira e couve-manteiga podem ser encontradas em hortas já existentes. Com as covas bem adubadas, poderão ser plantadas mudas de alface, almeirão e chicória.


COMO PLANTAR ABÓBORA

A abóbora deverá ser plantada em cova definitiva de 3x3 metros, de preferência em duas luas: crescente e cheia. Isto serve para outras plantas que dão frutos em ramos ou caule.


COMO PLANTAR JILÓ

Fazer as covas adubadas com cal, cinzas ou gesso. Com medidas de 100g por cova. Distantes 1m uma da outra. A cal não poderá faltar pois combate as pragas.


COMO PLANTAR QUIABO

Em covas de 20x20 cm de distância de 60 a 80 cm de um pé para o outro. Nas covas deverão ser colocados de 4 a 5 sementes em carreira de 1 metro.
Dentro da garrafa deverá ser colocado o fumo para ser regada as plantas contra os insetos.
A horta deverá ser regada pela manhã e tarde. Por que pela manhã? Se o céu estiver claro, mesmo se chover e a terra estiver molhada, deverá ser regada para tirar o sereno da planta. Pois o sereno com a presença do sol queima as plantas.


COMO PLANTAR MOSTARDA

Prepara-se a terra. Faz-se covas de 10 a 20 cm de profundidade. A largura deverá ser de 20x20 cm adubada com esterco ou adubo. Colocar duas sementes em cada cova com uma distância de 60 a 80 cm em covas definitivas.


COMO PLANTAR O INHAME

Afofar a terra e adubar. Plantar uma cabecinha, ou seja, uma gema em uma distância de 80x80 cm.


COMO PLANTAR CEBOLA GIGANTE

Conseguir muda de horta já existente. Plantar uma distante da outra cerca de 15 cm. Para colher tira as folhas puxando pelas laterais.


COMO PLANTAR FEIJÃO DE VAZ

Duas sementes em cada cova com uma distância de 40 cm uma para a outra. Espichar um arame de uma estaca para a outra em uma distância desejada. A altura do arame fica em cerca de 1,70 cm. Colocar nas covas uma ripa ou estaca de bambu em cada cova e amarrar com barbante ou com o que achar melhor.
Querendo plantar tomate. Fazer a semeadura em canteiro e cobrir a semente com um pouco de terra adubada. Cobrir as sementes com um pano de algodão. Verificar quando começa a germinar, retirar o pano colocando acima 40 cm. Quando as mudas alcançarem 10 cm, replantar em outro canteiro aproximadamente 3 cm uma da outra. Deixando no estágio de 30 cm. Depois passar para as covas definitivas em uma distância de 40 cm uma para a outra. Sendo as covas já adubadas no mesmo processo do feijão. Colocar estacas e deixar. Se passar além dos dois brotos, tirar. Quando estiver na altura do arame, podar. A altura do arame será de 1,70 cm. Deve-se preparar covas bem adubadas distantes 1,50 cm com cal ou cinza e adubo de gado. Época de plantio vai de Setembro à Fevereiro.


COMO PLANTAR MAMÃO

Conseguir sementes de mamão graúdo chamado mamão melão. Um mamão maduro tirar as sementes e colocar sobre o papel ou jornal e esperar que as sementes sequem ou enxuguem. Depois prepare uma cova de 20x20 cm e com 50 cm de profundidade. Colocar bastante adubo químico. Colocar 3 sementes em cada cova e 3 ou 4 estacas em volta da cova com distância de 2m uma da outra.


PLANTIO DE PREVENÇÃO CONTRA INSETOS

Manjericão, arruda, fumo, hortelã, boldo, capim limão, alevante, losna. Não tendo estas plantas, como deverá ser cuidada a sua horta?
Colocar um cigarro ou dois em um litro d'agua de um dia para o outro e borrifar com uma bomba nas plantas.
Atenção: Se não tiver condições de comprar um regador, pegar uma garrafa pet e furar a tampa com um prego 13x13. Fazer vários furos na planta e estará pronto o seu regador.


COMO FAZER ESTUFA

Preparar um canteiro. A estufa poderá ser feita num tamanho desejado. Colocar quatro estacas ou mourões para inserir várias ripas em forma de uma meia água (casa) sendo em sentido inclinado para reter a água da chuva e ter proteção contra o sol.


OS MESES DE PLANTAÇÃO PARA CADA PLANTA

ALFACE

AGOSTO À FEVEREIRO

ABOBRINHA

O ANO INTEIRO

ALMEIRÃO

MARÇO À JUNHO

BATATA DOCE

SETEMBRO À FEVEREIRO

BERINJELA

AGOSTO À FEVEREIRO

BETERRABA

FEVEREIRO À AGOSTO

CEBOLINHA

O ANO INTEIRO

CENOURA

FEVEREIRO À AGOSTO

CHICÓRIA

MARÇO À JULHO

CHUCHU

AGOSTO À SETEMBRO

COUVE

O ANO INTEIRO

COUVE-FLOR

FEVEREIRO À JUNHO

ESPINAFRE

MARÇO À AGOSTO

MANDIOCA

ABRIL À OUTUBRO

PEPINO

AGOSTO À ABRIL

RABANETE

FEVEREIRO À AGOSTO

REPOLHO

FEVEREIRO À JULHO

RÚCULA

DEZEMBRO À ABRIL

JILÓ

SETEMBRO À FEVEREIRO

VAGEM

AGOSTO À FEVEREIRO



Autor: Lauri de Souza


E-mail: laurihorto@gmail.com

Blog: http://laurihorto.blogspot.com

Fones: 2662-2226 / 9903-6644

6 comentários:

  1. Se eu soubesse ao menos a metade disso pode ter certeza que eu não iria comer tanta porcaria industrializada como esses salgados e MC' Donalds da vida.

    Me dá um pouco desse conhecimento seu Lauriiiii....rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. So não pode pedir para : "Colocar bastante adubo químico".
    Como foi dito para plantio de mamão, pois altas concentrações de adubo pode queimar a planta e inibir a germinação das sementes.
    Para sementes o ideal seria adubos organicos.

    ResponderExcluir
  3. ola moço adorei suas explicações, eu pretendo fazer uma horta no meu quintal, não é muito grande mas vou concerteza aproveitar suas explicações .. brigadimm moço tudo dim de bão ai pro ce ,, beijuss

    ResponderExcluir
  4. Oh, Seu Lauri, muito obrigada por todo este conhecimento!
    Amei o blog! Resolveu meus problemas e acrescentou coisas novas no pouco que eu sabia. ... risos...
    Sempre darei uma passadinha por aqui.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. SR. LAURI DE SOUZA!
    PARABENS! VOCE EXPLICOU TUDO MUITO BEM TUDO QUE PRECISAMOS E SEM QUE PERCA DE TEMPO EM ENCONTRAR AS INFORMAÇOES QUE PRECISAMOS PARA UMA ALIMENTAÇAO SAUDAVEL- PARA QUEM TEM UM MINIMO DE ESPAÇAO E VONTADE JA PODE COMEÇAR SEU PLANTIO
    EU MESMO ESTOU AQUI A PROCURA DE ALGUMAS DICAS AFINAL APROVEITAR UMA SEMENTE PLANTAR LIDAR COM A TERRA DEVIA SER UM INDICAÇAO MEDICA ESPECIALMENTE PARA QUEM NAO TEM CONVIVENCIA COM A TERRA COM A NATUREZA E SEM DUVIDA A MELHOR TERAPIA PARA O DESCANSO PARA A SAUDE SAUDAVEL PARA O EQUILIBRIO
    - SEMPRE QUE POSSIVEL VOU ESTAR POR AQUI
    OBRIGADA PELO SEU BLOG
    CLEUZA SPENGLER

    ResponderExcluir
  6. sr lauri qual o momento certo de colher o jilo para fazer sementes e mudas

    ResponderExcluir